Prefácio: What's up, doc???

Cada dia que passa, aprender a língua inglesa tornar-se importante. Seja por questões de trabalho, de estudos ou pela própria onda de globalização, a verdade é que a língua inglesa ganha importância como uma língua franca, o latim do tempos contemporâneos. E como o estudante de Letras/Inglês se enquandra dentro deste novo mundo??? Com a velocidade e o volume cada vez mais crescente de informações, a sala de aula em se já não basta apenas local de aquisição de informações. Acompanhar as tendências que ajudem na sua formação implica hoje usar outros espaços e momentos. Para isso que surge este blog, como outro local onde os alunos de Letras/Inglês da UNEB (Campus 01) possam dividir e debater opiniões acerca dos temas do nosso curso.

setembro 17, 2008

Sobre o E-board - comentários

(já que estmaos numa aula de tecnologia, aproveitemo-la!!!!)

Os colegas que não puderam ver o "e-board" na Cultura Inglesa perderam!!! Mas falo isso não como deboche ou querendo "mangar" dos colegas. Sei que a maioria dos colegas que não foram tiveram motivos mais do plausíveis para não ir. Só que aula foi mesmo interessante!!! Por isso que deixo aqui este rápido comentário/resumo da aula.

O aparelho é composto de uma tela (uma espécie de monitor), um projetor colocado no teto, um computador conectato à tela e uma "caneta eletrônica". Apesar do computador possui o mouse e teclado, o professor usa mais caneta eletrônica, que pode servir tanto de mouse (para acessar figuras ou passar os slides da aula) como serve para desenhar e escrever na tela.

A aula foi ministrada pelas profas. Adelaide e Isolda. Profa. Adelaide apresentou a tecnologia através da metalinguagem: ao mesmo tempo que mostrava as possibilidades de usos do e-board, ela mostrava também como se "desenha" cada aula e levantava reflexões sobre estas aulas. Foram msotradas 09 possbilidades de uso: Exposição através figuras, exposição através textos simples, exposição através de textos e feeback (exposição em hipertexto/slides de power-point), exposição através vídeo, aula interativa como acesso a internet (e.g. Quiz), aula interativa Animações, Aula interativa com Games e aula interativa no qual o e-board é usado como uma apostila virtual.

Dentre algumas reflexões/observações que vale a pena destacar da aula, temos: 01) Quanto à evolução tecnológica do ensino, pode-se perceber três fases: Uma fase em que a informação é presentada de forma estática (lousa, giz, retroprojetor, projetos de slides fotográficos) - que foi vivida até quase 15 anos atrás; uma fase eletrônica, mais "internética", em que a informação é apresentada de forma dinâmica e hipertextual (como o datashow, o e-board e de certa forma, com o videocassete) e uma fase futura, em que o e-board servria paar transformação do conhecimento, onde os alunos produziriam material apara suas aulas. 02) A aula pode ser dinâmica e atraente, através da multimídia. Com a possibilidade de acrescentar vídeo e som e textos e gráficos que podem se mover, o professor pode atrair mais a atenção do aluno. 03) A aula pode ser mais participativa, com os alunos intervindo mais, apresentando suas idéias com mais freqüência. O momento que um aluno pode está no e-board resolvendo uma quetãos, aos seus colegas tende a opiniar com mais frequência. 04) Comunicação natural entre os alunos. Isto ficou claro quando profa. Adelaide passou uma atividade com um texto escrito "tradicional" e a mesma tarefa usando o e-board. Enquanto na primeira vez os alunos conversavam em dupla mas olhando na xérox, na segudna vez, com o e-board, os aluno conversavam olhando nos olhos um do outro. Parece incrível mas foi verdade!!!!!!!!!!!!!!! Creio que Marshal McLuhsan veria nisso a implosão da Galáxia linear de Gutemberg e o Big-Bang de uma nova racionalidade audio-visual e rizomática...

Claro que isso não esgotou todas as possibilidade de usos do e-board. No caso, vai dependertanto da criatividade do professor em preparar sua aula e no interesse dele em explorar os recursos do equipamento. Se o professor for um 'technofob', if she/he avoids technology, por exemplo - não haverá milagre que permite fazer uma grande aula. Contudo, se a pessoa quiser, será uma espécie de "Bat-professor", aquele super-herói sem super-poderes mas com várias gadgets, o às de debaixo da manga.

Outros dosi aspectos interessantes da aula é que o professor, tendo o software, pode planejar sua aula na sua própria casa - da mesma forma, por exemplo, que ele/a faria uma apresentação de power-point ou uma apostila. Não precisaria está na escola para preparar a aula usando o e-board. Também a aula pode ser gravada e enviada como um arquivo comum, via e-mail. Ou seja, se algum aluno não puder assistir uma aula, este poderia vê-la mais tarde, na sua casa, através do computador. (Espero que profa. Ade nos envie ESTA aula por e-mail).

Creio que muitos dos aluno sairam da aula com vontade de ter o brinquedinho em casa ou poder colocar debaixo dos braços e usar nas aulas. E realmente, para quem é criativo ou queria fazer uma aula realmente profissional e explorar ao máximo as capacidades dos alunos, o e-board realmente dá todas estas possibilidades. Reuni todos as outras tecnologias passadas (lousa de ardósia, giz, video-cassate, projetor de slides fotógraficos, aparelho de som e data-show) num único aparelho. Se o professor qusier, ele pode ser um super-herói...

No mais, só ficou faltando fotos da aula... Quem sabe na próxima...

Nenhum comentário:

Leituras Sugeridas

  • Antoine Compangon - O Demônio da Teoria / Literatura e senso comum
  • Silviano Santiago - Nas Malhas da Letra
  • Tania Franco Carvalhal - Literatura Comparada (série Princípios)
  • Angélica Soares - Gêneros Literários (série Princípios)
  • Ligia Chiappini Moraes Leite - O Foco Narrativo (série Princípios)
  • Nádia Battella Gotlib - Teoria do Conto (série Princípios)
  • Edwin Gentzler - Contemporary Translation Theories
  • Ferdinand de Saussure - Curso de Lingüística Geral
  • Renata Pallottini - Introdução à Dramaturgia (série Princípios)
  • Merchè Pujol Berché, Luci Nussbaum e Miquel Llobera - Adquisición de Lenguas Extranjeras: Perspectivas Actuales en Europa
  • Michael McCarthy - Discourse Analysis for Language Teachers