Prefácio: What's up, doc???

Cada dia que passa, aprender a língua inglesa tornar-se importante. Seja por questões de trabalho, de estudos ou pela própria onda de globalização, a verdade é que a língua inglesa ganha importância como uma língua franca, o latim do tempos contemporâneos. E como o estudante de Letras/Inglês se enquandra dentro deste novo mundo??? Com a velocidade e o volume cada vez mais crescente de informações, a sala de aula em se já não basta apenas local de aquisição de informações. Acompanhar as tendências que ajudem na sua formação implica hoje usar outros espaços e momentos. Para isso que surge este blog, como outro local onde os alunos de Letras/Inglês da UNEB (Campus 01) possam dividir e debater opiniões acerca dos temas do nosso curso.

setembro 16, 2008

Chamado à reflexão...

PCNs – Ficção ou realidade?


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) formam um conjunto de recomendações sobre o ensino público do Brasil. Mas, considerando o panorama educacional do nosso país nos últimos anos, cabe a pergunta: os PCNs têm por base a ficção ou a realidade?

Enquanto as instruções permanecem no papel, tudo parece muito perfeito. Considere a seguinte citação pertencente ao documento “Língua Estrangeira Moderna”, dos PCNs +, Ensino Médio:


Não há hoje como conceber um indivíduo que, ao término do ensino médio, prosseguindo ou não sua formação acadêmica, seja incapaz de fazer uso da língua estrangeira em situações da vida contemporânea, nas quais se exige a aquisição de informações.


Com certeza o inglês não é a língua-mãe dos brasileiros. Todavia, este fato não justifica o nível insuficiente dos alunos de escolas públicas em relação à língua estrangeira. Esta é a grande prova do quão fantasioso é o texto presente nos PCNs. A realidade é outra. Bem diferente.

Indo mais além, surge outro questionamento: por que os PCNs não são prioridade em alguns cursos para formação de professores? (vide o curso de Letras, Língua Inglesa & Literaturas da UNEB) Será uma ratificação da ineficácia dos Parâmetros? Ou ainda a descrença em uma educação de qualidade?

As dúvidas já estão lançadas. Que as respostas surjam e transformem o conto de fadas (chamado PCN) em realidade.


Questões Adicionais:


Você concorda com o texto acima? Sim ou não? (por favor, justifique)

Quais são as soluções para o problema da aplicação dos PCNs ao sistema educacional do Brasil?

Por qual razão os PCNs não são discutidos mais abertamente nos cursos para formação de professores?

Você considera os PCNs fundamentais na formação de professores?


Bibliografia


MORAES, Liani. PCN + Ensino Médio – Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf> P.93-137.

Acessado em: 16 set. 2008

Um comentário:

José Ricardo da Hora Vidal disse...

Boa reflexão a que você levanta, Cristiano. Acho que o problema está na velha questão Teoria X Prática. Tudo na teoria é lindo, maravilhoso e funciona. Mas na prática... A questão é colocar na prática aquilo que está na teoria. Os PCNs poderiam ter entrado MAIS nas nossas discussões de sala de aula, poderia sim. Inclusive teria até nos ajudado mais na hora do estágio. Contudo, acho que a questão nãos eria apenas esperar que os professores nos apresentem. Nós pdoeríamos ter corrido atrás (principalmente que o "grande" foco da nossa turma é ensinar língua inglesa nas escolas). Poderia sim, ter sido um tema de debate organizado por nós mesmo, inclusive para ser incluído nas nossas ACCs. Também, já que você levantou a bola - como as PCNs encaram realmente a cultura dentro do ensino da língua estrangeira? Há nela brechas para que o ensino de língua estrangeira possa conter variações do que simples ensino instrumental da língua? Há nos PCNs caminhos claros que indiquem que no ensino de Inglês, por exemplo, possa ser inclusive o ensino de literaturas anglófonas, nos moldes como aprendemos literatura brasileira? Fica aqui minha contribuição ao debate...

Leituras Sugeridas

  • Antoine Compangon - O Demônio da Teoria / Literatura e senso comum
  • Silviano Santiago - Nas Malhas da Letra
  • Tania Franco Carvalhal - Literatura Comparada (série Princípios)
  • Angélica Soares - Gêneros Literários (série Princípios)
  • Ligia Chiappini Moraes Leite - O Foco Narrativo (série Princípios)
  • Nádia Battella Gotlib - Teoria do Conto (série Princípios)
  • Edwin Gentzler - Contemporary Translation Theories
  • Ferdinand de Saussure - Curso de Lingüística Geral
  • Renata Pallottini - Introdução à Dramaturgia (série Princípios)
  • Merchè Pujol Berché, Luci Nussbaum e Miquel Llobera - Adquisición de Lenguas Extranjeras: Perspectivas Actuales en Europa
  • Michael McCarthy - Discourse Analysis for Language Teachers